Tecnologias disponíveis nos transportes de cargas

Tecnologias disponíveis nos transportes de cargas

As tecnologias disponíveis nos transportes de cargas proporcionam eficácia no serviço e segurança para os profissionais envolvidos em um trabalho que exige muita atenção e assertividade, além de cortar custos desnecessários.

As tecnologias à disposição do mercado podem influenciar também na decisão de aquisição do serviço pelo cliente, passando credibilidade ao mesmo e também rapidez, tanto nos processos internos, como estocagem e armazenamento, quanto nos processos externos, como deslocamento.

Veremos a seguir algumas dessas importantes tecnologias disponíveis nos transportes de cargas.

Roteirização de veículos

Com a utilização de mapas digitalizados, os sistemas de roteirização têm o objetivo de traçar rotas de transportes. Essas rotas são traçadas visando o caminho mais curto e mais seguro.

Essa tecnologia traz diversos benefícios às empresas que a utilizam e também aos profissionais que fazem parte do serviço de transporte. Dentre os benefícios estão a economia de combustível, prevenção contra assaltos e roubos, por excluir locais perigosos, economia com manutenção, por excluir estradas em más condições de uso e economia com pedágios.

O sistema de roteirização de veículos proporciona também uma tranquilidade a mais aos gestores, que podem monitorar se o roteiro de entrega está sendo cumprido corretamente.

TMS

O TMS (Transportation Management System) é um sistema de gerenciamento de transportes que opera através de um GPS fornecendo informações em tempo real e de forma integrada.

Por meio do TMS é possível ter acesso a documentações e custos como cálculo de frete e materiais de consumo. Com isso, os gestores podem evitar custos.

O TMS permite também a emissão de relatórios de desempenho, uma maneira prática e precisa para a avaliação de dados que contribuem para a melhoria do serviço.

WMS

O WMS (Warehouse Management System) é um Sistema de gerenciamento de armazéns. Possui grande benefício no controle amplo de processos internos de transportes, especificamente nos armazéns.

Por meio do WMS é possível ter controle de todas as mercadorias no armazém, incluindo estocagem, separação e fluxo de entregas.

O software contribui para a agilidade dos serviços, além do controle da movimentação de mercadorias.

Rastreador de Frota

O Rastreador de Frota é um sistema utilizado via satélite GSM/GPRS e radiofrequência para a localização de veículos ativos. Por meio dele é possível se precaver de possíveis roubos e assaltos, dando mais segurança ao motorista.

O sistema permite também o envio de alertas para o bloqueio do veículo, caso haja alguma tentativa roubo.

Tendências

Cada vez mais a simplicidade e a praticidade tomam conta do mercado de tecnologia para transportes de carga, substituindo sistemas complexos que demandam um foco maior em treinamentos.

A utilização de aplicativos e smartphones vem ganhando espaço no mercado, facilitando a vida dos gestores, que possuem maior controle sobre os departamentos. Desta forma, é possível concentrar diversos processos em um só dispositivo.

Uma das maiores preocupações do transporte de cargas é com a segurança, tendo em vista o grande número de casos de roubo de carga no Brasil. Portanto, medidas preventivas podem e devem ser tomadas para que os prejuízos não apareçam, e o avanço da tecnologia promete fazer muito mais pela área de segurança nos próximos anos aprimorando os serviços aqui apresentados.

Gostou do nosso post? Deixe seu comentário e compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais.



Comente via Facebook

Compartilhe: