O que é o zoneamento de área na segurança privada?

 

zoneamento de áreaO zoneamento de área é uma medida utilizada para a segurança de locais com áreas extensas, que consiste em dividir o local por áreas. Essas áreas recebem atenção de acordo com o grau de risco ao qual podem estar expostas.

Para que o trabalho seja otimizado, é possível também a divisão das zonas de segurança em setores de segurança, que serão subdivisões dentro das zonas de segurança.

Geralmente, o trabalho de zoneamento de área é realizado em locais onde existem várias edificações e o transporte necessita ser feito por meio de veículos, por exemplo.

Zoneamento de área: Qual sua contribuição para a segurança patrimonial?

O zoneamento de área é uma medida utilizada para a segurança física de patrimônios que possuem áreas muito extensas.

O serviço de segurança patrimonial, quando executado em locais de grande perímetro, demandam um cuidado maior e necessitam de mais investimento em barreiras físicas, profissionais da segurança e tecnologias de auxílio.

Com poucos recursos financeiros e operacionais, edificações com áreas extensas podem ficar expostas a uma série de riscos que, quando transformados em realidade, ocasionam em mais gastos e dores de cabeça do que quando são prevenidos da maneira correta.

O que deve ser considerado no zoneamento de área?

Para a definição e mapeamento da divisão da área a ser protegida é preciso uma análise precisa, considerando vários aspectos importantes e decisivos.

São levados em consideração o tamanho exato da área que será protegida, as características geográficas do local, grau de risco de cada área, levando em conta também quais são as possíveis ameaças, quantidade e tipo de edificações e distância entre elas, tipos de segurança física disponíveis, produtos que serão manipulados e seus valores, além estoques.

Benefícios para a segurança patrimonial

O zoneamento de área realizado na segurança patrimonial contribui e muito em todos os aspectos de proteção do patrimônio. Tem como objetivo, além de maximizar os resultados, reduzir os custos.

Sem esse planejamento, a aplicação do serviço de segurança se torna complexo e, consequentemente, ineficaz, pois torna vários pontos vulneráveis.

A coerência com os meios de segurança disponibilizados em cada área torna nítida a organização e o equilíbrio do serviço, pois pode-se perceber a quantidade de recursos utilizados e a necessidade do emprego dos mesmos.

A Globalseg possui mais de 13 anos de experiência com o serviço de segurança patrimonial e pode contribuir para o planejamento de segurança da sua empresa.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento rápido



Comente via Facebook

Compartilhe: