Vigilante líder: o que é e quais são suas responsabilidades?

Vigilante lider

O número de funcionários exclusivos da segurança vai depender do tamanho e necessidades da empresa. Muitas optam por terceirizar esse serviço, já que a proteção orgânica exige muitas responsabilidades por parte da organização. Para organizar e criar hierarquia dentro das equipes surgiu o cargo de vigilante líder.

Ele é de suma importância para que tudo funcione como foi planejado no plano tático feito no início dos trabalhos. Você não conhece bem essa função? A Globalseg vai te explicar os conceitos e as responsabilidades desse cargo.

Continue a leitura e saiba tudo sobre o vigilante líder.

O que é?

Diversas empresas contam com mais de um vigilante em sua equipe de segurança. A partir disso, surgiu a necessidade de escolher um membro do plantel para liderar. Assim, foi criado o cargo de vigilante líder que tem como objetivo exercer influência sobre os companheiros para que se alcance as metas traçadas. Vale lembrar, mesmo sendo líder ele ainda exerce as mesmas atividades de vigilância dos colegas de trabalho.

Quais são as suas responsabilidades?

Em primeiro lugar é essencial destacar que o vigilante líder tem as mesmas atribuições dos outros. Entretanto, ele tem mais responsabilidades como de orientar os outros membros da equipe, delegar algumas tarefas e ser o porta-voz dos gestores e gerentes. Quando existe a chegada de novos funcionários é ele que orienta sobre as funções, tirar dúvidas e presta auxílio.

O vigilante líder também tem um papel importante na hora de lidar com os relatórios e planilhas de controle. Deste modo, ele deve preencher o livro de ocorrências, fazer a checagem do material, verificar se as bases estão ocupadas, averiguar e controlar rondas e as folhas de ponto. Ele também deve conferir se os outros vigilantes estão com o uniforme completo e com aparência e postura condizente a função.

Principais características do vigilante líder

Para a escolha do vigilante líder são considerados alguns fatores importantes. Ele precisa ser comprometido com o trabalho e deve servir de exemplos para os outros membros da equipe. Outra importante característica é o conhecimento da estratégia e a confiança em si mesmo. Ele deve ter capacidade de orientar os companheiros de trabalho de forma clara e humana para que eles possam se desenvolver. Uma característica de todo líder é a sua capacidade de motivar a todos independentemente da situação em que se encontram.

Quais certificações são obrigatórias?

O líder tem que possui as mesmas certificações dos outros vigilantes que é o curso autorizado pela Polícia Federal e extensão para escolta armada e transporte de valores, quando for o caso. Alguns se qualificam com aulas de gestão de pessoas, administração, comunicação interpessoal e trabalho em equipe, mas isso é opcional.

Agora você conhece tudo sobre o vigilante líder e as suas principais funções. Em caso de dúvida ou sugestão deixe seu comentário abaixo. Compartilhe esse artigo nas redes sociais e não se esqueça de assinar nossa newsletter para ficar sempre atualizado das novidades que postamos aqui.



Comente via Facebook

Compartilhe: