O que é o sistema de fechamento?

sistema de fechamento

Com todos os perigos que cercam as organizações nos dias atuais é necessário conhecer diversas técnicas que podem ajudar a evitar situações indesejadas. Um método que pode ser considerado simples, mas, ao mesmo eficaz é o sistema de fechamento.

Com ele, você pode aumentar a segurança dentro da sua empresa, por consequência, a possibilidade de ocorrências pode cair bastante. Para que você possa entender como o sistema de fechamento ajuda na proteção, produzimos esse artigo para tirar todas as dúvidas. Assim, você também vai poder estudar a implantação desse método na sua organização.

Continue a leitura e entenda.

O que é?

O sistema de fechamento tem a finalidade de obstruir entradas que estão localizadas dentro do âmbito da organização. Seu principal propósito é impedir que pessoas não autorizadas entrem nos locais restritos. Lembrando, esse método de proteção deve fazer parte do conjunto de medidas que estão descritas na política de segurança física.

Antes de implantar esse sistema, primeiramente, é necessário fazer uma detalhada análise de riscos. Dessa forma, é possível planejar com mais êxito os locais que necessitam de maior atenção. Assim, a probabilidade que seu sistema seja eficiente pode aumentar de maneira considerável.

O que é utilizado no sistema de fechamento?

Existem vários tipos de instrumentos que contribuem para a segurança da sua empresa através do sistema de fechamento. Os mais comuns utilizados são barreiras físicas como portas, portões e janelas. Com elas, é possível controlar a saída e a entrada de pessoas do ambiente que deve ser protegido. Porém, é importante ressaltar que na maioria dos casos elas são os alvos mais visados para invasores. É por esta razão que é necessário ter uma atenção especial.

Mas, de nada adianta possuir portas, portões e janelas sem que eles tenham fechaduras eficientes. Por isso, existem vários modelos que vão variar com a necessidade do local de sua colocação. Elas são dividias entre mecânicas e eletrônicas, o sistema completo é feito com os itens que estão abaixo:

  • abertura: local onde será instalada a porta, janela ou portão;
  • moldura: será inserida na abertura;
  • porta, janela ou portão;
  • dobradiças;
  • dispositivo para abertura: maçaneta, puxador ou algo semelhante;
  • fechadura: pode ser mecânica ou eletrônica;
  • mecanismo de trava: trincos, travas e cadeados.

Ataque que podem ser feitos

O sistema de fechamento pode sofrer alguns tipos de ataques. O mais comum é o uso de ferramentas, como, pé de cabra e chave de fenda para tentar entrar no ambiente. Também podem acontecer tentativas da retirada do cilindro mestre e a utilização de ferramentas para serrar as travas que possam existir.

É importante se atentar para as maneiras mais comuns de ataques. Assim, é mais fácil prever as ações criminosas e criar medidas para que elas não possam se repetir. A manutenção dos dispositivos deve ser realizada com frequência para dificultar qualquer tipo de tentativa de arrombamento.

Mantenha a sua empresa protegida com o serviço de vigilância patrimonial. A Globalseg possui experiência comprovada e profissionais qualificados para que sua empresa tenha uma maior sensação de segurança. Clique aqui e faça agora mesmo um orçamento online.



Comente via Facebook

Compartilhe: