Guia completo da segurança em hospitais

hospitais

A segurança é um assunto que deve ser levado a sério nos dias atuais, tendo em vista o aumento da criminalidade. Nenhum lugar está totalmente livre de passar por situações indesejadas como a de um assalto. Os hospitais também podem ser vítimas de crimes, por isso, é necessário fazer investimentos em segurança.

Seja um hospital público ou privada a segurança é importante para manter a ordem no local. Deste modo, é recomendado a contratação de um serviço de vigilância privada. Assim, é provável que haja uma maior sensação de tranquilidade entre pacientes, visitantes e funcionários.

Por isso, selecionamos alguns pontos importantes sobre a segurança hospitalar. Nesse artigo vamos explicar como a vigilância patrimonial funciona e os motivos para ela estar presente nos hospitais.

O que é a vigilância patrimonial?

A Vigilância Patrimonial tem como objetivo atuar na prevenção de qualquer incidente que possa atentar contra a integridade das instalações, patrimônio e colaboradores da organização.

São utilizadas um conjunto de práticas e medidas de proteção, capazes de criar maior sensação de tranquilidade. Com isso, o local da empresa tem maior possibilidade de estar livre de danos, interferências e perturbações. Essas práticas têm a finalidade de poder proteger os recursos humanos e materiais.

As ações são planejadas para integrar a vigilância humana, equipamentos de ponta e procedimentos, de forma a oferecer uma solução que atenda as caraterísticas de cada contratante.

Como ela atua?

Os processos de vigilância patrimonial, são em muitos casos, fundamentais para que a ordem seja mantida. Tanto em hospitais quanto em empresas de outros ramos, existem alguns processos que são a base desse serviço.

Por isso, podemos dizer que as medidas mais comuns são a proteção de entradas não permitidas, proteção de entradas permitidas, controle de acesso, controle do acesso de materiais e o controle do acesso de veículos.

Além disso, existem outras práticas, veja os exemplos abaixo:

  • Análise de risco e vulnerabilidade dos clientes;
  • Rondas e supervisão 24 horas por dia;
  • Profissionais credenciados armados ou desarmados e monitoramento de imagens de células de segurança;
  • Controle de acessos (pedestres, mercadorias e veículos);
  • Prevenção de furtos e roubos;
  • Vigilância ostensiva.

Por que hospitais precisam de segurança?

A segurança patrimonial hospitalar serve para proteger o grande número de pessoas que passam, trabalham ou estão internadas em hospitais. Sendo assim, ela visa combater ou pelo menos diminuir as ações criminosas.

Uma das primeiras medidas que devem ser implantadas é controles de acesso, para dar maior segurança e tranquilidade na rotina de médicos, enfermeiros, equipe administrativa, pacientes e acompanhantes.

O sistema de controle de acesso proporciona um alto nível de administração da circulação de pessoas em áreas especiais como farmácia, necrotério e centros cirúrgicos. Outra ação importante é o monitoramento por imagens, com a finalidade de combater ações de violência, roubos e furtos no ambiente.

Com maior aderência na rede hospitalar particular, essa captação e gravação de imagens é feita por câmeras e visa mais conforto para pacientes e a equipe que trabalha no local.

Esse trabalho deve ser desenvolvido por uma empresa com experiência no mercado e que disponha de profissionais capacitados e treinados para executar as ações, tanto em hospitais públicos quanto privados.

Por que devo contratar esse serviço em hospitais?

Em hospitais o estoque é muito importante e precisara ser armazenado com cautela. O desaparecimento de remédios, materiais cirúrgicos e equipamentos podem causar prejuízos para o hospital.

Provocando dor de cabeça, principalmente se a mercadoria for de remédios controlados. Neste caso, o vigilante atuará fazendo a segurança do estoque, protegendo-o contra furtos e roubos.

Como os hospitais possuem um grande fluxo de pessoas, é muito difícil a identificação de pessoa a pessoa. Dessa forma, é de extrema importância possuir um bom sistema de controle de acessos, até mesmo nos estacionamentos.

Deste modo, é possível inibir a atividade de pessoas de má intenção ou criminosos, dificultando o tempo de ação e de fuga. É essencial investir em tecnologia, adquirindo equipamentos como catracas com leitores de crachás de identificação ou leitores de digitais.

Alguns lugares onde estão os hospitais possuem um alto índice de violência e merecem cuidados especiais, como regiões industriais, comerciais e bairros considerados como de classe média alta. Por isso, uma das principais soluções para trazer tranquilidade é a adoção do serviço de vigilância patrimonial.

Em áreas de risco o cuidado tem que ser redobrado, sendo necessário, em muitos dos casos, a presença de vigilantes armados 24h por dia, além do uso de tecnologias que otimizam o serviço de segurança.

Controle de acesso

Controle de acesso é a aplicação de procedimentos ou equipamentos que ofereçam gerência para permitir a entrada de pessoas, veículos e mercadorias em determinado local.

Sua principal função é proporcionar segurança e um ambiente tranquilo. Afinal, sem ele em empresas, condomínios e hospitais, por exemplo, uma pessoa mal-intencionada teria mais facilidade para entrar e cometer crimes.

Diferença entre serviço de vigilância e portaria

Muitas pessoas podem confundir o serviço de portaria com o de vigilância patrimonial. Entretanto, a diferença é que na portaria as responsabilidades são de controle de acesso e recepção.

Na vigilância o foco é na segurança da empresa como o todo. O serviço de portaria é exclusivo ao ambiente da entrada não se estendendo para as demais áreas da empresa. Já a vigilância cuida da segurança de todos os ambientes da organização.

O serviço de vigilância é feito apenas por empresas autorizas pela Polícia Federal. Além de passarem pelo curso de formação, os vigilantes devem fazer reciclagem a cada 2 anos. Por isso, o nível de remuneração é maior que a dos porteiros e apresenta índices de turn over inferior.

É comum que exista em muitos hospitais a presença dos dois serviços. Assim, é imprescindível que a atribuição de cada função seja claramente definida.  Desta forma, são evitadas contingências trabalhistas, já que o porteiro não pode substituir o vigilante em caso de folga ou faltas.

Por que terceirizar é a melhor opção?

Com maior eficiência e equilíbrio econômico, a terceirização do serviço é a maneira mais procurada pelos interessados em segurança privada. Uma vez que o objeto é a segurança preventiva em diferentes patamares e a responsabilidade do serviço é totalmente inerente à empresa contratada.

Empresas de Segurança Privada em território nacional devem manter seu cadastro completo e atualizado no GESP. O sistema é funciona para fazer auditoria das empresas de segurança privada, com a intuito de avaliar o grau de proteção na execução do serviço prestado.

Nele é feito a varredura de todos os dados cadastrados pela empresa ou instituição, identificação de riscos, análise e avaliação de riscos e relatório de tratamento dos riscos.

O termo segurança orgânica é a contratação de um segurança por uma empresa de forma direta. Com isso, a segurança fica sob responsabilidade da própria empresa e não de uma terceirizada. Deste modo, o profissional será registrado em regime CLT e fará parte do quadro de funcionários daquela empresa.

Porém, quando a empresa escolhe pela segurança orgânica ela precisa estar ciente das responsabilidades que assume. É preciso cumprir uma série de exigências e prestar contas aos órgãos competentes.

Empresas que assumem as responsabilidades de manter a segurança orgânica, precisam prestar conta à Polícia Federal e a outros órgãos reguladores que a lei exige.

Conclusão

Pronto, agora você sabe como é importante contar com a vigilância patrimonial em hospitais. Com ela, é menor a probabilidade de que ocorrências que possam pôr em risco a vida de pessoas e os recursos materiais aconteçam. Para isso, é necessário contar com uma empresa que tenha experiência no mercado e profissional preparados para agir.

A Globalseg tem mais de 15 anos de experiência no mercado e equipamentos de ponta para proporcionar a segurança que você precisa. Clique aqui e faça um orçamento online sem compromisso.



Comente via Facebook

Compartilhe: