Como aumentar o nível de segurança em lojas de varejo

seguranca em lojas de varejo

 

A crescente onda de violência em nosso país, faz com que cada vez mais a sociedade como um todo tenha que se preocupar com a segurança. Para os lojistas é ainda mais difícil, pois, com centenas de produtos expostos e um alto fluxo de visitantes em suas lojas, eles estão correndo riscos a todo momento.

 

Para combater a criminalidade, proteger seu patrimônio e os colaboradores de sua empresa, muitos lojistas apostam em adotar medidas de segurança, mas que se não utilizadas da forma correta, podem acabar se tornando um desperdício de dinheiro se não cuidarem do problema de forma satisfatória.

 

Por este motivo, fizemos um artigo que vai te ajudar a aumentar o nível de segurança da sua loja de varejo. Confira.

 

Crie uma cultura de prevenção a crimes

 

Toda medida de segurança adotada por sua loja, deve ser suportada por uma cultura de prevenção a crimes para que se obtenha sucesso em sua implementação. Dessa forma, a empresa como um todo estará alinhada quanto aos cuidados que devem ser tomados em relação à segurança.

 

Os funcionários devem ser treinados para identificar situações de risco quando for possível, como clientes suspeitos, mercadorias ocultadas para serem recolhidas mais tarde e para reconhecer ladrões que já cometeram ações criminosas na loja. Com a sua equipe alinhada em torno do projeto, ficará muito mais fácil tornar suas instalações mais seguras.

 

Utilize equipamentos de segurança

 

Hoje é comum encontrarmos câmeras de segurança em todos os tipos de estabelecimentos comerciais, uma medida muito eficiente para inibir e identificar criminosos. Mas você pode otimizar ainda mais esse processo com a aplicação da tecnologia.

 

Por exemplo, você pode migrar seu CFTV para um sistema na nuvem e ter o acesso das câmeras em tempo real, através do seu smartphone. Dessa forma, você obtém um maior controle sobre a loja e facilita a comunicação, já que os vídeos podem ser enviados através de aplicativos de mensagens.

 

E além das câmeras de segurança, existem outras tecnologias que podem ajudar a melhorar ainda mais o esquema de segurança adotado pela sua loja. Equipamentos como as antenas antifurto em conjunto com as etiquetas eletrônicas, também reforçam a segurança da sua loja.

As antenas ficam localizadas na saída da loja e se alguém tentar passar por elas com um produto que tenha a etiqueta eletrônica, o sistema de alarme será acionado e o criminoso identificado.

 

Contrate vigilantes para aumentar o nível de segurança em lojas de varejo

 

Uma das formas mais eficazes de se combater a criminalidade dentro das lojas, é a contratação de vigilantes para cuidar da segurança do local. Os profissionais irão se responsabilizar pelo controle de acesso, inibir a ação de criminosos com sua presença no local e transmitirão aos colaboradores uma sensação de proteção.

 

É importante que haja um planejamento para essa contratação, levando em conta o número de vigilantes necessários na equipe para proteger sua loja, os equipamentos eletrônicos que farão parte do sistema de segurança e os fatores que colocam a loja em risco.

 

Indica-se recorrer a uma empresa terceirizada para fazer esse trabalho se você não tem experiência com vigilantes, já que a categoria envolve muitas particularidades. A empresa ficará responsável por cuidar de toda burocracia envolvida, inclusive por verificar a legalidade dos vigilantes para exercer a profissão.

 

Você conhece alguém que se beneficiará lendo este artigo? Compartilhe em suas redes sociais.

 



Comente via Facebook

Compartilhe: