Planejamento tático: o que é e como utilizá-lo?

planejamento tatico

O planejamento tático na segurança privada tem a missão de detalhar as atividades e responsabilidades para que se alcance as metas. Com ele, fica mais claro as funções e objetivos de cada componente que foi preestabelecido no planejamento estratégico. Nele também está a responsabilidade de cada membro que compões a equipe de segurança. Assim, é possível organizar melhor as ações e identificar os responsáveis por elas.

O planejamento tático também ajudar a mensurar os resultados obtidos com o serviço de segurança privada. Através dele é possível saber se cada setor ou membro está desempenhado as ações que foram, previamente, designadas.

Para você entender um pouco mais sobre o planejamento tático, separamos alguns pontos importantes. Continue a leitura e veja!

Objetivo do planejamento tático

O principal objetivo do planejamento tático é atribuir funções e as obrigações ao funcionário ou setor da empresa. Assim, metas são estabelecidas com base nos resultados que são esperados e que foram dispostos no planejamento estratégico.

Com o planejamento tático é possível acompanhar o desempenho da estratégia e mensurar os resultados obtidos. Todos os níveis hierárquicos são envolvidos nesse planejamento, desde gestores e supervisores até vigilantes e porteiros. Lembrando, os meios para a realização de cada ação também devem estar descritos no planejamento tático.

Como criar um planejamento tático?

A forma que é mais utilizada para criar um planejamento tático é usando o método 5W2H. Esta ferramenta consiste em 7 perguntas que deverão ser respondidas, a partir disso fica mais fácil distribuir as funções e os deveres.

Veja abaixo as perguntas que fazem parte do método 5W2H:

  • What (o que)? – Nesta fase será Indicado o que vai ser realizado, ou seja, qual o objetivo, meta ou tarefa a cumprir.
  • Who (quem)? – Depois, você responde quem fará o quê, ou seja, a quem será o responsável pelo cumprimento de cada etapa para a concretização da meta.
  • Where (onde)? – Aqui determinamos em que local ou departamento a ação será realizada.
  • When (quando)? – Depois de saber quem, onde e quando você deve indicar os prazos para que ela seja desenvolvida. Se um objetivo tiver mais de uma etapa, é importante estabelecer quando cada uma delas será realizada.
  • Why (por que)? – Nesta etapa você vai justificar o projeto. O gestor deve elencar aqui quais as razões para a proposição da meta.
  • How (como)? – Depois de definir quase tudo para colocar o seu projeto para funcionar, você deve determinar como as ações serão desenvolvidas para o alcance das metas.
  • How much (quanto)? – A última etapa é quando você vai estipular o quanto deve ser gasto. Afinal, o seu plano precisa ser viável para o tamanho do caixa da sua empresa.

O planejamento tático é importante para que a sua empresa alcance as metas propostas. É importante lembrar que ele está inteiramente ligado ao que foi estabelecido no planejamento estratégico. Através dele é possível aumentar a eficácia da segurança do seu negócio e proporcionar maior sensação de segurança para seus funcionário e visitantes.

Gostou? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe essa publicação nas redes sociais.



Comente via Facebook

Compartilhe: