Perímetro de segurança física: o que é e como funciona?

perímetro de segurança física

A segurança privada age para tentar estabelecer a ordem e aumentar os níveis de proteção dentro da sua empresa. Deste modo, é importante entender como toda a área deve ser preparada para reduzir ao máximo o risco de qualquer ameaça. O perímetro de segurança física serve para estabelecer limites aos ambientes físicos e segmentá-los. Com isso, são formados diferentes níveis de proteção.

Em locais de grande extensão o perímetro de segurança física é muito importante. Afinal, áreas muito extensas podem ser mais propensas a receber ataques de possíveis invasores. Pensando nisso, produzimos esse artigo com tudo que você precisa saber sobre o perímetro de segurança física. Continue e confira!

O que é o perímetro de segurança física?

Como foi dito acima, o perímetro de segurança física é a segmentação dos ambientes da sua empresa de forma que se crie níveis de segurança. Deste modo, os limites da propriedade funcionam como a primeira linha de defesa contra possíveis ataques.

O perímetro de segurança física utiliza de barreiras para impor dificuldades e controlar os níveis de exposição do local. Normalmente, esse sistema e composto por muros ou cercas, iluminação, alarme, CFTV, concertina e vigilantes em postos fixos ou em ronda.

Como funciona?

Para pôr em prática uma estratégia voltada para o perímetro de segurança física é necessário considerar alguns pontos. Os mais importantes estão abaixo:

  • o perímetro de segurança física precisa estar no planejamento estratégico;
  • o custo benefício precisa ser bem avaliado para que não gere gastos desnecessários;
  • as barreiras do perímetro de segurança física devem agir psicologicamente para impedir ações de invasores;
  • o controle de entrada de pessoas deve ser realizado, é necessário não descartar a possibilidade de invasões;
  • o perímetro de segurança física deve agir como a primeira linha de defesa em caso de ocorrências;
  • as barreiras devem ficar expostas e sempre em boas condições;
  • a manutenção de todas as barreiras terá de ser feita periodicamente;
  • a área deve ser limpa e livre de obstáculos que possam atrapalhar a visão dos vigilantes e das câmeras.

A não utilização de uma estratégia que proteja toda a área da sua empresa pode trazer muitos prejuízos. O perímetro de segurança física deve ter atenção especial no planejamento tático da sua empresa. É importante destacar que o uso da vigilância privada é primordial para que você possa alcançar bons níveis de proteção. Principalmente, pelo fato do vigilante ser peça fundamental para a segurança da sua empresa.

O número de locais que dão acesso a sua empresa deve ser limitado, desta forma, será mais fácil impedira entrada que pessoas com má intenção. Desta forma, deve haver um plano de controle de acesso para aumentar a segurança dos seus funcionários e possíveis visitantes.

Gostou desse artigo? Em caso de dúvidas deixe um comentário abaixo que teremos o prazer de responder o mais rápido possível.

A Globalseg possui uma experiência de mais de 14 anos no mercado de vigilância privada. Entre em contato clicando aqui e faça um orçamento online.



Comente via Facebook

Compartilhe: