Inspetor de segurança: o que é e quais funções exerce?

inspetor de seguranca

Na vigilância patrimonial todos os funcionários exercem funções importantes para a segurança. Para que a estratégia seja bem sucedida é necessário empenho de todos os profissionais envolvidos. Desta forma, os postos devem ser verificados e essa é só uma de várias responsabilidades do inspetor de segurança.

Esse profissional tem um papel muito importante para o correto funcionamento da vigilância patrimonial. Por isso, vamos explicar quais são os conceitos e as funções exercidas pelo inspetor de segurança.

Continue a leitura e saiba tudo!

O que é o inspetor de segurança? 

O inspetor de segurança é o profissional que realiza a inspeção dos postos ocupados por vigilantes. Deste modo, o principal objetivo é verificar se existem desacordos em relação ao plano estratégico. Outro propósito é averiguar se os vigilantes estão exercendo as funções que foram delegadas de maneira correta.

Quais são as responsabilidades do inspetor de segurança?

Esse profissional tem a importante função de verificar se o protocolo está sendo cumprido. Ele deve avaliar as condições dos postos de vigilância, seja estrutural ou na questão da organização. Além disso, o inspetor de segurança é um dos responsáveis por analisar os ricos ou possíveis focos de ocorrências. Deste modo, com esse trabalho é possível manter o bom funcionamento da vigilância patrimonial e a sensação de segurança.

Quais são as atividades exercidas?

Ele realiza diversas atividades para a proteção da empresa. Uma delas é manter um contato próximo com os vigilantes para que eles possam desempenhar o melhor trabalho. Veja abaixo as principais atividades do inspetor de segurança:

  • controla as escalas de trabalho;
  • verifica a frequência dos vigilantes;
  • fiscaliza as atividades dos vigilantes;
  • confere se as rondas estão sendo feitas;
  • faz a manutenção do cumprimento das normas;
  • recomenda medidas preventivas;
  • verifica necessidades do cliente;
  • faz avaliação de resultados;
  • elabora relatórios.

Por que devo contar com um inspetor de segurança?

Além de todas as funções citadas acima que são realizadas pelo inspetor de segurança, existem outros pontos que podem ser destacados. Por estar sempre próximo dos vigilantes ele pode fazer a primeira análise da saúde física e emocional. Além disso, é de sua responsabilidade conferir se os profissionais estão com a postura e apresentação pessoal de acordo com o esperado. O inspetor de segurança também é o responsável por criar uma comunicação entre cliente e empresa prestador. Por essas razões esse profissional deve fazer parte de uma estratégia de segurança privada.

Quais são as características de um bom profissional?

Existem alguns atributos que são esperados de um bom inspetor de segurança. O primeiro é o pleno conhecimento da estratégia de vigilância patrimonial que está implantada na empresa. O perfil desse profissional deve ser motivador e companheiro, principalmente, com os vigilantes. Ele deve ter uma conduta ética e vigor na aplicação das regras para evitar situações de risco. Com essas simples características o inspetor de segurança pode realizar um bom trabalho para manter a sensação de tranquilidade.

Curtiu? Não deixe de compartilha esse conteúdo com os seus amigos nas redes sociais. Siga a página da Globalseg e para ficar atualizado sobre as novidades que postamos aqui.



Comente via Facebook

Compartilhe: