Como contratar e gerenciar uma equipe de Conservação e Limpeza?

Como contratar e gerenciar uma equipe de Conservação e Limpeza?

Quando se trata do mundo corporativo, existe um grande consenso entre gestores ao buscar soluções capazes de analisar corretamente os recursos disponíveis, gerenciar uma equipe, otimizar os processos internos, conquistar mais flexibilidade, encontrar alternativas para promover a redução de despesas e desenvolver ações que colaborem para um aumento de produtividade nas tarefas.

Neste contexto, diretores e empresários creem que a terceirização de serviços possa ser uma interessante estratégia, especialmente para aqueles que buscam priorizar o seu core business, direcionando capital humano e investimentos às suas atividades-fim.

Se esse também é seu caso, acompanhe nosso post e descubra as melhores práticas para contratar e gerenciar uma equipe de serviços terceirizados.

Quais os benefícios para sua empresa em se terceirizar serviços?

Constrói parcerias de trabalho

Sem dúvidas, quando se contrata uma empresa terceirizada, um dos grandes benefícios é a relação de parceria que é criada.

Ou seja, nesse estágio do negócio, não se deve pensar apenas no repasse de atividade, mas também na implantação de uma troca de benefícios, que lhe auxiliará a obter melhores índices de produtividade.

Direciona investimentos ao core business

Ao você contratar uma equipe de Conservação e Limpeza, sua empresa poderá direcionar maiores investimentos às suas necessidades de core business, otimizando dessa forma os recursos financeiros.

Isso acontece pois, empresas desse segmento também estão constantemente investindo em novas tecnologias e qualificação de suas equipes. Isso reforça a questão de especializações e mantém seu diferencial competitivo em relação ao mercado.

Flexibiliza as operações e expande os negócios

Analisando até aqui os benefícios mencionados, podemos notar que é possível criar uma ligação entre as oportunidades e condições, possibilitando uma flexibilização das operações e a expansão dos negócios.

Sua empresa passará a contar então com uma gestão muito mais focada no core business, redução de custos, processos internos com maior qualidade, recursos humanos direcionados e, também, parcerias produtivas.

Como contratar uma empresa de terceirização de serviços?

Para contratar uma parceira para a Conservação e Limpeza de seu espaço é essencial adotar alguns cuidados, evitando assim possíveis riscos, problemas na execução das atividades, ou mesmo reclamações trabalhistas.

Detalhe bem suas necessidades internas

Para que você possa avaliar corretamente a contratação de um parceiro é preciso, primeiramente, desenvolver todas as necessidades de seu negócio e, assim, relacionar quais serão as tarefas terceirizadas, os padrões e as responsabilidades. Somente após ser feito esse levantamento é que será possível buscar propostas e orçamentos realistas.

Procure informações do mercado

É fundamental que você busque informações sobre cada uma das empresas escolhidas junto aos sindicatos, órgãos de defesa do consumidor, Polícia Federal e entidades do setor. Uma vez que você estará colocando toda uma equipe de pessoas dentro de sua empresa, é importante ser bem orientado quanto à decisão da contratação.

Analise a reputação e capacidade de atendimento

Antes de assinar contrato com uma dessas empresas, é necessário que se verifique o histórico e a reputação da equipe.

Para esse ponto, é importante buscar identificar se a prestadora possui estrutura adequada para poder atender suas necessidades e demandas de operação. Procure saber também se os profissionais são realmente capacitados e se o local tem experiência de mercado.

Compare bem os orçamentos

Apesar do orçamento ser um ponto muito importante na hora da contratação de uma empresa de Conservação e Limpeza, atenção, ele não deve ser o único fator a ser avaliado.

Uma vez que você considera somente esse ponto, estará correndo riscos de contratar empresas que possam estar sonegando impostos, com salários da equipe fora da faixa de mercado, entre outros. Assim, se encontrar diferenças muito grandes de valores, desconfie.

Avalie as propostas de serviço

Por fim, além de comparar os orçamentos, é preciso que você avalie também as propostas de serviço. Por exemplo, considere a disponibilidade de tecnologias e equipamentos, prazos, horários de trabalho, padrões de qualidade, indicadores de performance, etc.

Como gerenciar uma equipe de Conservação e Limpeza

Agora que avaliamos diversos pontos em relação aos benefícios e formas de contratação de uma empresa terceirizada, vamos tratar de outro ponto importante que é a parte de gerenciamento.

Uma vez que você já tenha fechado contrato, é preciso atenção para que esteja bastante claro, contendo um bom detalhamento das responsabilidades e regras de ambas as partes.

Vale lembrar que, como dissemos que esse tipo de serviço deve ser tratado como parceria e não uma simples contratação de compra, é interessante que as cláusulas já considerem adequações das demandas, além de outras variáveis inerentes ao serviço.

Além do mais, podemos salientar os seguintes pontos relevantes:

Comunicação interna

Uma comunicação efetiva e de qualidade é fundamental para gerenciar uma equipe. Ou seja, seja sempre transparente através da definição de prioridades, do compartilhamento de informações, meta e a troca de ideias para a melhorias nos processos.

Respeito e pertencimento

É fundamental para um adequado convívio que haja respeito pelos profissionais terceirizados, eliminando todo e qualquer possibilidade de discriminação com eles. Além do mais, é preciso incentivar o senso de pertencimento, engajamento das equipes e o comprometimento em prol de um mesmo objetivos. Com isso, as relações de parcerias tenderão a fortalecer e aumentar seus índices de produtividade.

Interfaces

É fundamental que se nomeie um gestor responsável pela interface junto à terceirizada. Normalmente chamado de Gestor de Facilities, essa pessoa irá estar como responsável por intermediar questões da contratada junto à contratante, melhorando a comunicação e acompanhando os resultados.

Como pudemos ver, na hora de contratar e gerenciar uma equipe de Conservação e Limpeza é preciso sempre seguir esses passos fundamentais. Com essa medida, sua empresa terá muito mais êxito durante o processo, menos desgastes e, conseguirá uma ótima parceira para o dia a dia.

Precisando de serviços desse tipo? Entre em contato com a gente e solicite um orçamento de nossos serviços!



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