Estratégia de segurança física: como montar uma?

Estrategia de seguranca fisica

Empresas que possuem uma grande extensão podem precisar de uma estratégia de segurança física. Com ela, sua empresa pode ter maior sensação de tranquilidade e o patrimônio fica mais protegido da ameaça de prováveis invasores. Porém, nem todos sabem como realmente funciona uma estratégia de segurança física.

Pensando nisso, selecionamos pontos que são de extrema importância para o seu planejamento. Assim, é possível montar uma estratégia de segurança física que traga bons resultados para a sua empresa e afaste qualquer ocorrência negativa.

Continue a leitura e veja tudo para montar a sua estratégia.

Utilize a defesa em profundidade 

Existem diversas medidas que podem fazer parte da sua estratégia de segurança física, uma das mais comuns é a defesa em profundidade. Com ela, são definidos diversos locais que receberão barreiras que juntas vão formar um único sistema. Essa estratégia é baseada na teoria dos círculos concêntricos e é uma das mais eficazes na segurança física. É importante lembrar que a falha de um dos itens pode comprometer todo o sistema, por isso, é necessário ter atenção especial com todas as barreiras.

Estude os pontos mais fracos

Fazer o levantamento das partes mais vulneráveis da sua empresa ajuda no sucesso da estratégia de segurança física. É preciso fazer uma inspeção minuciosa de pontos que podem ser utilizados por prováveis invasores. Entre eles, podemos destacar portas, muros, cercas, janelas e outras entradas.

Deve ser avaliado as condições e tudo que estiver com estado ruim precisa ser substituído. Mesmo os itens que não estiverem danificados podem ser melhorados para evitar qualquer tipo de ação indesejada.

Faça bom uso dos recursos

Antes de pensar em adquirir novos recursos para sua estratégia de segurança física é preciso dar bom uso aos já existentes. Por isso, vale a pena estudar se todos estão sento utilizados da melhor forma possível.

Faça uma avaliação do que pode ser melhorado e dos recursos que podem ser modificados para que o rendimento aumente. Veja se as câmeras e placas estão sendo bem aproveitadas e tente dar maior destaque para elas, já que esses equipamentos produzem um efeito psicológico.

Utilize sistemas simples 

A estratégia de segurança física da sua empresa não deve excluir os sistemas de proteção simples. Além de baratos, eles não demandam de tanta atenção diária. Por isso, é imprescindível fazer uma boa aplicação de recursos simples, como, tambores, cercas e cancelas. Eles trazem um bom resultado e podem ser utilizados em diversos locais do perímetro da sua empresa.

Informe e treine os funcionários da empresa 

O treinamento pode fazer a diferença em qualquer estratégia que você precise implantar na sua empresa. Faça reuniões com todos os funcionários e explique como funciona as medidas de segurança física. Produza dicas para que todos possam participar e dar a sua contribuição com a estratégia de proteção da sua empresa. Com uma equipe engajada as chances de seu planejamento dar certo são, relativamente, maiores.

Gostou? Curta a Globalseg nas redes sociais e fique por dentro das novidades do mundo da segurança privada.



Comente via Facebook

Compartilhe: