Saiba quais são os equipamentos mais comuns usados pelos vigilantes

equipamentos mais comuns usados pelos vigilantes

Para sua empresa ficar sempre bem protegida o trabalho dos vigilantes é fundamental, com a finalidade de que eles possam ser efetivos em suas funções são necessárias a utilização de determinados equipamentos, que vão auxiliar na tarefa de proteção. Alguns são obrigatórios, outros não, para você entender melhor vamos explicar quais são os equipamentos mais comuns usados pelos vigilantes, na segurança privada.

Uniforme

O primeiro equipamento é o uniforme, ele serve para diferenciar os vigilantes dos demais funcionários da empresa. A vestimenta é escolhida de acordo com as atividades desempenhadas pelo profissional. Também, é considerado o grau de risco do local e o tipo de ambiente. Vale lembrar, os uniformes não podem ser parecidos com os que são utilizados pelos órgãos de segurança pública, por exemplo, com os das forças armadas, guardas municipais, polícia militar e civil.

Aparelhos de comunicação

Para que a vigilância de seu patrimônio possa ser bem executada, os aparelhos de comunicação são fundamentais para os profissionais. O equipamento mais comum para a intercomunicação é o rádio, com eles todos que estão de plantão podem se comunicar sem sair dos respectivos postos. Com o advento da tecnologia o rádio vem sendo trocado pelo WhatsApp. Porém, é uma ferramenta que deve ser usada com moderação para não desviar o foco do vigilante. Outra vantagem é que ele permite uma comunicação ágil em casos de emergência, proporcionando uma ação efetiva e diminuindo os erros. O rádio ajuda no trabalho do supervisor, já que ele pode se comunicar com a equipe de maneira fácil.

Veículos

Os veículos também ajudam na vigilância privada, em locais de grande extensão. Eles trazem agilidade na varredura do local, permitindo uma ação rápida e eficaz nas ocorrências que possam acontecer. Cada lugar demanda um tipo de veículo, depende do terreno e das dimensões do local. Os mais utilizados são carros e motos, até mesmo bicicletas podem ser utilizadas para garantir a proteção. Outros meios de transporte utilizados são os quadriciclos e o segway (veículo de duas rodas lado a lado).

Armas

Em alguns casos, contar com um vigilante armado pode ser uma boa opção para sua empresa. Para os seguranças que usam artilharia de fogo é obrigatório o uso do colete a prova de bala. Lembrando, todas as armas são fiscalizadas e controladas pela polícia federal. Também existe o armamento não letal, como a arma de choque, para sua utilização também é indispensável um curso de seu manuseio.

Existem outros equipamentos que podem ser usados pelos vigilantes, como cassetete e spray de pimenta. É importante ressaltar, os guardas devem possuir a CNV (Carteira Nacional de Vigilante) e a cada dois anos essa licença deverá ser renovada, através dos cursos de reciclagem.

Possuir estrutura necessária, para que os vigilantes façam um bom trabalho é essencial. Os equipamentos ajudam bastante, mas é indispensável que os profissionais sejam sempre qualificados e cumpram todos os requisitos legais. Antes de contratar um serviço de segurança patrimonial, é importante saber se os profissionais são capacitados para garantir a proteção do seu patrimônio, equipe e sua família.

A Globalseg conta com uma ampla experiência no mercado de vigilância patrimonial, seus profissionais são treinados e qualificados para garantir a sua segurança. Entre em contato e faça um orçamento.

SOLICITAR ORÇAMENTO



Comente via Facebook

Compartilhe: