O controle de acesso pode impedir ocorrências indesejadas?

controle de acesso

É vital para qualquer empresa que haja um certo nível de controle sobre as pessoas que circulam em suas instalações. Mesmo que feito de forma amadora, sem o devido planejamento, hoje vemos os mais diversos tipos de estabelecimentos comerciais se apoiando em equipamentos como câmeras de segurança para monitorar suas dependências.

Em empresas com grande número de funcionários ou grande fluxo de pessoas, essas medidas de segurança se tornam ainda mais necessárias, levando os empreendedores a imaginarem se devem ou não dar um próximo passo para reforçar a proteção de seus negócios.

Nesse artigo, você vai entender se o controle de acesso pode ou não impedir ocorrências indesejadas, acompanhe.

O que é o controle de acesso?

Para se proteger contra possíveis ações de criminosos, é importante que haja a preparação, eliminando ao máximo as fraquezas que podem ser exploradas. Nesse quesito, o controle de acesso é uma grande arma de prevenção de crimes, dificultando muito o trabalho dos delinquentes nos lugares em que esse sistema é adotado.

De acordo com o Diretor da Globalseg, Marcos Ferlini, “Controle de acesso nada mais é do que toda a aplicação de procedimentos ou equipamentos que ofereçam total gerência sobre permitir ou não a entrada de pessoas, veículos e mercadorias em determinado local. Sua principal função é assegurar que todas as pessoas estejam em um ambiente tranquilo e seguro.”

Como o controle de acesso pode impedir ocorrências indesejadas?

Padronização do acesso

Primeiramente, o controle de acesso ajuda a padronizar as formas de acesso de funcionários, clientes e visitantes de sua organização, tornando o processo mais simples, eficiente e diminuindo o número de falhas, já que existe um modelo a ser seguido.

Monitoramento do espaço

Por meio desta prática, é possível saber exatamente quem são as pessoas que circulam no ambiente da empresa e, se necessário, tomar as medidas para bloquear o acesso a lugares nos quais não há autorização para circular.

Você pode ter um vigilante que controla a entrada e saída de pessoas de forma manual ou usando um computador. Sendo assim, o profissional vai verificar as credenciais de todos que adentrem o ambiente protegido e liberar ou não o acesso ao local.

Outra alternativa, é automatizar o processo por meio da utilização de softwares e equipamentos de segurança que realizem a checagem com senhas ou biometria. Isso torna o controle sob as dependências ainda mais eficiente, relatórios são criados automaticamente e não é necessária a presença de um funcionário exclusivamente para examinar as credenciais das pessoas.

Monitoramento de veículos

Mais um ponto crucial em que o controle de acesso deve ser utilizado, é no estacionamento de sua empresa, pois, é uma possível porta de entrada para pessoas má intencionadas, já que sem um controle rígido, se torna uma área difícil de monitorar mesmo com a ajuda de câmeras.

Para receber mais informações sobre como melhorar a segurança do seu empreendimento, siga nossa página nas redes sociais.



Comente via Facebook

Compartilhe: