Auditoria de segurança: por que devo fazer na minha empresa?

auditoria de seguranca

O quanto sua empresa se preocupa com a segurança? Uma das melhores medidas preventivas e protetivas que sua organização pode adotar é a realização de auditorias, para garantir que tudo está sendo cumprido como deve ser nas diferentes áreas e departamentos que formam seu empreendimento.

Se engana quem pensa que as auditorias são apenas para grandes empresas. Apesar de todas as empresas com capital aberto serem obrigadas a realizar auditorias pela obrigatoriedade das SA, essa prática pode trazer muitos benefícios para as pequenas e médias empresas que se propõe a aplica-la.

Neste artigo, você vai ver alguns motivos para incluir a auditoria na rotina do seu negócio, acompanhe.

O que é uma auditoria

Primeiramente, auditoria é uma análise sistemática, feita de forma minuciosa, das atividades exercidas por uma empresa, com o objetivo de atestar se essas atividades estão sendo realizadas conforme o que foi previamente estabelecido, além de atestar a qualidade do trabalho que está sendo desenvolvido pela organização.

As auditorias são divididas em duas categorias:

Auditoria Interna

A auditoria interna é realizada por funcionários integrantes da empresa e sua principal função é avaliar os sistemas de controle internos e o patrimônio do negócio, visando tornar a empresa mais segura, apontar riscos e sugerir melhorias. A grande vantagem desse tipo de auditoria é o conhecimento prévio que os funcionários carregam sobre o funcionamento da empresa.

Auditoria Externa

Já no caso da auditoria externa, é realizada por profissionais que estão fora da organização, normalmente empresas especializadas em prestar este tipo de serviço. Diferentemente do primeiro tipo, a auditoria externa se preocupa em encontrar irregularidades ou fraudes na empresa, de forma a assegurar o investimento feito por instituições financeiras, acionistas e qualquer outro que deseje realizar investimentos naquela empresa.

Auditoria de segurança

Também existe uma auditoria que é totalmente voltada para a segurança de uma empresa, a auditoria de segurança. Essa modalidade visa investigar as atividades de segurança de uma organização, para entender se as normas estão sendo cumpridas e avaliar a efetividade dos protocolos de segurança previamente estabelecidos.

A auditoria de segurança permite que erros sejam descobertos e corrigidos, buscando manter a empresa no maior nível de segurança possível para evitar o acontecimento de qualquer imprevisto. Dessa forma, é importante que haja um planejamento minucioso dessa auditoria para que todos os pontos relevantes sejam levantados e nada passe despercebido.

Esse tipo de auditoria também é recomendado quando novas situações mudam a dinâmica da empresa, como a abertura de uma nova filial ou a implantação de uma nova tecnologia. Assim você garante que as novas variáveis que passarão a afetar a empresa, já iniciarão suas atividades dentro dos padrões de segurança da sua organização.

Como foi visto, as auditorias são muito importantes para garantir a saúde financeira e a segurança da sua empresa a longo prazo, então pense nelas como um investimento para resguardar o seu negócio, manter os padrões de excelência e impedir que imprevistos o peguem de surpresa e prejudiquem seus planos.

Gostou desse artigo e quer receber notificações a cada conteúdo novo publicado por aqui? Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os conteúdos produzidos pela Globalseg, basta clicar no sino vermelho ao lado.



Comente via Facebook

Compartilhe: